CRECI:2964-J | Atendimento: 48 3247-8865
Plantão 24h: (48) 9 8405-1436 /

Blog | Notícias, novidades e dicas do mercado imobiliário

Dedetização e controle de pestes: o que você precisa saber

15/05/2020   

 

O surto de pragas em casa pode tirar o sossego e causar dores de cabeça. Elas estão presentes o ano inteiro, mas é, principalmente, no verão e primavera que são encontradas em maior número e frequência. Espaços com áreas verdes, próximos a rios, córregos ou terrenos vazios são exemplos de ambientes que esses insetos e animais adoram estar por perto.

Uma solução para o controle de pestes é a dedetização. Pensando nisso, separamos algumas orientações sobre esse processo que podem ajudá-lo a combater as pragas que andam rondando a sua casa.

Diferença entre controle de pestes e dedetização

Para entendermos melhor sobre o assunto, é necessário compreendermos a diferença entre os dois termos. Enquanto, o controle de pragas envolve várias etapas de um processo para, como o próprio nome diz, controle, a dedetização faz o uso de produtos para exterminar espécies que invadiram o ambiente.

Quando fazer a dedetização?

O controle de pestes é um processo contínuo e, por isso, deve ser realizado o ano inteiro. Já dedetização não possui um tempo exato. Especialistas recomendam que a cada 2 anos, uma empresa dedetizadora realize o serviço e deixe o espaço livre de pragas. Alguns condomínios contratam esses profissionais, geralmente, a cada seis meses.

Para definir esses intervalos, é importante a análise das necessidades para a manutenção desse controle.

Empresas e execução

A escolha do prestador desse serviço precisa ser feita com pesquisa e busca por referências. Isso porque, ele estará lidando com produtos tóxicos e que, se usados de maneira incorreta, podem prejudicar a sua da sua família. Leve em conta todas as recomendações legais, como licença de funcionamento da Vigilância Sanitária, responsável técnico devidamente registrado (pode ser biólogo, engenheiro agrônomo ou florestal, médico veterinário, químico ou farmacêutico) e CNPJ.

É fundamental que a empresa seja especialista e experiente no assunto para garantia de segurança do cliente e aplicador, com a finalidade de um processo eficaz e com bons resultados.

Após a contratação do serviço, a firma fará uma visita para a realização de um diagnóstico que identificará quais pestes existem no local e quais técnicas serão necessárias para eliminá-las. As mais comuns são as baratas, cupins, insetos voadores, ratos e pombas. A avaliação é importante, porque cada espécie é combatida com estratégias diferentes: uso de gel, iscas ou armadilhas, cupinicida, inseticidas e outras.

Minha residência será dedetizada. Como prepará-la?

Os moradores devem ser avisados via e-mail ou através de outro meio, com pelo menos 48 horas de antecedência, sobre as medidas de preparação e execução do serviço. Dentre as principais recomendações, estão a limpeza do ambiente, afastamento de móveis das paredes, armazenamento de alimentos e utensílios nos armários para evitar contaminação, o mesmo deve ser feito com roupas, toalhas, lençóis e outros objetos.


Já a limpeza do espaço após o procedimento, só pode ser feita 48 horas depois da dedetização, apenas com o uso de pano úmido, para não retirar aquilo que foi aplicado recentemente.

Dedetização combate a Dengue?

Assim como outros insetos, o mosquito da Aedes Aegypti também pode ser combatido por meio da dedetização. O primeiro passo é sempre um diagnóstico para identificação de possíveis focos de contaminação e decisão de estratégias para a colocação dos produtos. Vasos de plantas, piscinas, caixas d'água, garrafas, pneus e outros locais que acumulam água pedem atenção.
Esse processo é realizado a partir da utilização de inseticidas e/ou larvicidas para eliminar mosquitos adultos, ovos e larvas. Todas as substâncias precisam ser autorizadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) e empregadas por profissionais especializados, que seguirão as quantidades indicadas e técnicas.

Com um guia como esse ficou mais fácil saber como proceder a dedetização da sua residência, não é mesmo?

 

Av. Presidente Nereu Ramos, 829 - Campinas - São José - Santa Catarina

Atendimento: 48 3247-8865

Plantão 24h: (48) 9 8405-1436 /



2020 - Todos os direitos reservados

Plantão WhatsApp