CRECI:2964-J |Atendimento: 48 3247-8865
Plantão 24h: (48) 98406-7178 / (48) 99904-7192

Blog | Notícias, novidades e dicas do mercado imobiliário

Como funciona um consórcio imobiliário?

25/02/2019   

O consórcio lhe possibilita a compra do seu imóvel novo ou usado, residencial ou comercial, para a reforma ou construção em terreno de sua propriedade, em qualquer local do Brasil. E pode ser mais vantajoso que um financiamento imobiliário, já que em grande parte dos casos seu custo é inferior ao pago nos empréstimos bancários.


Como fazer um consórcio

Consiste em um grupo de pessoas que tem um objetivo em comum, como por exemplo, adquirir um bem como um imóvel, e para isso, criam uma poupança conjunta por meio de uma administradora de consórcio. Todos os membros do grupo contribuem com a formação da poupança através do pagamento de prestações mensais sem juros, que foram calculadas de acordo com o valor total do crédito contratado, mais taxa de administração e fundo de reserva.
As contribuições mensais pagas por cada consorciado para formar a poupança do grupo são chamadas de fundo comum. O valor do fundo normalmente é obtido ao se dividir o valor total do crédito pelo número de meses de duração do consórcio.


Possibilidades de contemplação

Uma das possibilidades de ser contemplado em um consórcio é por meio dos sorteios. Que são realizados durante as assembleias mensais, em que proporciona chances iguais a todos os participantes que estejam com os pagamentos em dia. A quantidade de cotas sorteadas depende da administradora e da quantidade de membros do grupo.
Com o passar dos meses, as chances de contemplação por sorteio sempre aumentam, uma vez que os participantes que já receberam a carta de crédito não concorrem mais. Quando é contemplado, o consorciado recebe uma carta de crédito, que pode ser utilizada na aquisição de qualquer tipo de imóvel. Também é permitido utilizar o crédito para realizar a quitação total de financiamento em nome do próprio consorciado.
Além do sorteio, outra forma de ser contemplado é por um lance para antecipar a compra se seu imóvel. O consorciado se oferece a pagar uma determinada quantia adiantada para receber o seu crédito. Será contemplado o membro do grupo que fizer a maior oferta.


O FGTS pode ser usado no consórcio

Esse é um recurso que pode ser usado para oferecer um lance e para liquidar o saldo completo do devedor ou parte dele. Porém existem alguns pontos que precisam ser observados.
Para ter esse direito, o consorciado deve contar com no mínimo 3 anos de contribuição sob o regime do FGTS e a cota de consórcio deve estar no nome do mesmo titular da conta a ser usada. Além disso, o consorciado não pode ser proprietário, usufrutuário, promitente comprador, ou cessionário de algum imóvel no mesmo município de residência, ou no mesmo local de seu trabalho na data da aquisição do imóvel.

Av. Presidente Nereu Ramos, 829 - Campinas - São José - SC

Atendimento: 48 3247-8865

Plantão 24h: (48) 98406-7178 / (48) 99904-7192



2017 - Todos os direitos reservados