CRECI:2964-J | Atendimento: 48 3247-8865
Plantão 24h: (48) 9 8405-1436 /

Blog | Notícias, novidades e dicas do mercado imobiliário

Como funciona o contrato de compra e venda de um imóvel?

14/08/2020   

Mudar de endereço deixa você cheio de dúvidas? Ou, ainda, está vendendo um imóvel e quer concluir o processo sem nenhum problema para todos os envolvidos? É importante priorizar a segurança e ficar longe de dores de cabeça.

Mas não se preocupe, porque ao longo deste artigo vamos ajudar você a entender melhor como funciona um contrato de compra e venda e por que ele é tão importante na aquisição de um imóvel.

O que é um contrato de compra e venda?



Um contrato de compra e venda é o documento, registrado em um Cartório de Imóveis, que firma tudo o que foi acordado entre comprador e vendedor na negociação de um imóvel. Dessa maneira, fica o compromisso do primeiro em quitar o valor correspondente à propriedade e ao segundo entregá-la ao novo dono.

Portanto, ele precisa ser assinado antes da escritura, pois é preliminar e inclui todos os valores, condições e formas de pagamento.

Qual a importância?

Nele, estão garantidos os direitos e deveres de ambas as partes. Por isso, é tão importante, uma vez que você pode ser reparado em descumprimento de algum item do contrato.

Preste atenção também nas cláusulas que falam das multas em casos de desistência. Assim, você ficará ciente do quanto precisa desembolsar se mudar de ideia ou receber da outra parte.

Como funciona?

Na presença de um especialista na área, depois de ler e conferir se tudo que consta no contrato está de acordo com o combinado, é realizada a assinatura.

Serão necessários documentos relacionados ao imóvel, vendedor e comprador, como cópias do RG e CPF, comprovante de residência, certidão de casamento, CPF e RG do cônjuge em estado civil casado, cópia autenticada de quitação do IPTU, cópia autenticada da escritura no nome do vendedor e outros.

Itens para prestar atenção antes de assinar o contrato

Antes de assinar o documento, é fundamental que você tome alguns cuidados. Listamos alguns deles que evitarão prejuízos. Confira:

Conheça quem está negociando com você

Pesquise sobre a pessoa ou empresa que está negociando para evitar golpes. Com alguns minutos na internet, você encontra comentários, história e situação com a justiça.

 

Deixe a documentação em dia com antecedência

Esteja certo de que está com todos os documentos necessários em mãos para a assinatura do contrato de compra e venda. Prepare e confira todos eles com antecedência para dar tempo de providenciar sem problemas na falta de um deles.

Não fique com dúvidas

Antes de mais nada, não fique com nenhuma dúvida para não ter surpresas se algo não sair como esperado. Conte com a orientação de um profissional, ele saberá não só conduzir a negociação, como também apresentará imóveis com as características que procura ou um comprador que se encaixe à sua propriedade.

Guarde a documentação

Organize e não se desfaça dos papéis e arquivos relacionados ao imóvel, você pode precisar deles.

Agora que já está por dentro do assunto e preparado para vender ou comprar uma propriedade, que tal entrar em contato com a Evolução Imóveis pelo Plantão 24h (48) 98405-1436? Oferecemos um serviço eficiente, rápido e totalmente seguro, conheça o nosso trabalho!
 

 

 

Av. Presidente Nereu Ramos, 829 - Campinas - São José - Santa Catarina

Atendimento: 48 3247-8865

Plantão 24h: (48) 9 8405-1436 /



2020 - Todos os direitos reservados

Plantão WhatsApp