CRECI:2964-J |Atendimento: 48 3247-8865
Plantão 24h: (48) 98406-7178 / (48) 99904-7192

Blog | Notícias, novidades e dicas do mercado imobiliário

4 itens em que você deve prestar atenção ao comprar o primeiro imóvel

18/01/2019     Dicas

A compra do primeiro apartamento é a realização de um grande sonho. É uma decisão complexa que envolve muita dedicação, pois costuma ser um longo período para organizar a vida financeira e é preciso pensar em diversos aspectos que podem envolver esse investimento.

É também o início de uma nova fase da vida. A compra do próprio apartamento gera mais segurança e estabilidade financeira. Para que você evite o erro que muitas pessoas comentem nesse momento, selecionamos dicas importantes para lhe ajudar.


IMÓVEL NOVO OU USADO


Muitas pessoas têm dúvida entre escolher investir em um imóvel novo ou usado. Os dois possuem suas vantagens e desvantagens que devem ser muito bem analisadas pelo comprador.
Apartamentos novos têm a vantagem de ter um acabamento mais moderno e precisarem de menos reformas. Porém eles costumam ser localizados em lugares mais afastados dos grandes centros e exigem um deslocamento maior. Já os imóveis usados normalmente dispõem de uma boa localização na cidade, entretanto demandam mais reformas e ajustes.


VISITAR O APARTAMENTO E CONHECER A VIZINHANÇA

 


Visitar poucas vezes ou apenas uma vez o apartamento em que você vai passar uma boa parte de sua vida é um erro frequente. Acredite, acontece mais do que você pode imaginar. E nesses casos o futuro morador deixa de analisar detalhes do apartamento como pintura, piso, portas, fechaduras, janelas, hidráulica, banheiro, área de serviços e outros detalhes que podem passar despercebidos quando se visita um lugar apenas uma vez.

Lembre-se de reservar um tempo para conhecer o comércio local, se há um mercado próximo, farmácia, se fica perto do seu trabalho, da escola dos seus filhos, de restaurantes e centro comercial. Observar o movimento da rua também é algo importante a ser feito, o trânsito pode gerar muito ruído e talvez atrapalhar no seu dia a dia.


CONHECER AS TAXAS E JUROS


A compra de um imóvel é complexa e envolve muito planejamento. Algo que pode ser esquecido ou deixado de lado também por falta de conhecimento são as taxas e juros presentes nesse tipo de investimento.

O ITBI (Transmissão de Bens Imóveis) está presente em unidades já construídas, essa é uma taxa cobrada pela prefeitura quando alguém compra um imóvel e é equivalente a 2% do valor da propriedade. Vale lembrar também do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano), que costuma ter preços elevados nas grandes cidades. Se o imóvel escolhido for um apartamento, há também as taxas de condomínio.


USAR O FGTS


O Fundo de Garantia do Tempo de Serviço que é depositado todo mês quando você recebe seu salário, pode ser sacado e usado para dar entrada na compra do seu primeiro imóvel.



Conte com o auxílio de um profissional especializado para lhe ajudar a escolher a melhor opção de acordo com as suas necessidades individuais e da sua família.
Quer saber dicas para se organizar e conseguir comprar seu imóvel em 2019? Clique aqui e descubra!

Av. Presidente Nereu Ramos, 829 - Campinas - São José - SC

Atendimento: 48 3247-8865

Plantão 24h: (48) 98406-7178 / (48) 99904-7192



2017 - Todos os direitos reservados